Duvido se algum dia você não se pegou dançando lambada,quem viveu nos anos 80 e 90 se lembra muito bem da febre que era a Lambada.
Vamos relembrar a história do grupo de lambada que fez sucesso no Brasil e em todo o mundo!!
Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de "Lambadas" as músicas mais vibrantes. O uso pegou, batizando o ritmo cuja paternidade é controversa, motivo de discussão entre músicos e pesquisadores paraenses. Porém, é fato que o músico e compositor de carimbó Pinduca lançou, em 1976, uma música intitulada "Lambada(Sambão)", faixa número 6 do LP "No embalo do carimbó e sirimbó vol. 5". É a primeira gravação de uma música sob o rótulo de "Lambada" na história da música popular brasileira. Há quem sustente a versão que o guitarrista e compositor paraense Mestre Vieira, o inventor da guitarrada , seria também o criador da lambada. Seu primeiro disco oficial, "Lambada das Quebradas", foi gravado em 1976, mas lançado oficialmente dois anos depois, em 1978.
O novo nome e a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio.
Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou com êxito a lambada na Europa e outros continentes. Adaptada ao ritmo, a música boliviana "Chorando Se Foi" tornou-se o carro chefe da novidade pelo mundo.
Loalwa Braz nos dias atuais
Como acontece com certa freqüência em outras situações, a valorização do produto só se deu após reconhecimento no exterior. Seguiu-se um período intenso de composições e gravações de lambadas tanto no mercado interno quanto externo. Os franceses, por exemplo, compraram de uma só vez os direitos autorais de centenas de músicas. Dezenas de grupos e diversos cantores pegaram carona no sucesso do ritmo, como Beto Barbosa, Márcia Ferreira, Manezinho do Sax, outros ainda incrementando suas carreiras, como foi o caso de Sidney Magal, Sandy e Júnior,Fafá de Belém, Angélica, Xuxa e o grupo Trem da Alegria.
Depois dessa fase de superexposição, como acontece com quase todo fenômeno midiático, deu-se um natural desgaste com a conseqüente queda nas vendas até cessar a produção. Atualmente, a cantora Jennifer Lopez readaptou o sucesso "Chorando se foi", do grupo Kaoma, para um single em ritmo eletrônico chamado "On The Floor".
- Discografia Kaoma
Singles
1989: "Lambada (Chorando Se Foi)"
1989: "Dançando Lambada"
1990: "Mélodie d'Amour" ou "Lambamor"
1990: "Donna con Te"
1990: "Jambé Finète (Grillé) [Remix]"
1991: "Dança Tago-Mago"
1991: "Mamãe Afrika"
1998: "A la Média Noche [Remix]"
1999: "Banto"
Kaoma no Xou da Xuxa
Integrantes do Kaoma
Loalwa Braz (vocalista, brasileira)"1989-1999"
Jean Claude (tecladista)"1989"
Michel (bateria e percussão)"1989-1998"
Fania (flautista)"1989-1993"
Monica Monteiro(Backing Vocal,brasileira)"1989-1992"
Fernando G. Rocco (Mambo Dancer e Marimba)"1989"
Kaoma se apresentando na TV Peruana
Em 2011 na TV Italiana