sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lembra do Kaoma?Chorando se foi? Vamos dançar ao som da lambada!!!

Duvido se algum dia você não se pegou dançando lambada,quem viveu nos anos 80 e 90 se lembra muito bem da febre que era a Lambada.
Vamos relembrar a história do grupo de lambada que fez sucesso no Brasil e em todo o mundo!!


Quem não se lembra do grupo Kaoma, liderado por Loalwa Braz?? Fizeram muito sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90 com a lambada,seu maior sucesso foi "chorando se foi".E para relembrar esse ritmo contagiante que fez sucesso no mundo inteiro vamos assistir alguns vídeos da época!

Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de "Lambadas" as músicas mais vibrantes. O uso pegou, batizando o ritmo cuja paternidade é controversa, motivo de discussão entre músicos e pesquisadores paraenses. Porém, é fato que o músico e compositor de carimbó Pinduca lançou, em 1976, uma música intitulada "Lambada(Sambão)", faixa número 6 do LP "No embalo do carimbó e sirimbó vol. 5". É a primeira gravação de uma música sob o rótulo de "Lambada" na história da música popular brasileira. Há quem sustente a versão que o guitarrista e compositor paraense Mestre Vieira, o inventor da guitarrada , seria também o criador da lambada. Seu primeiro disco oficial, "Lambada das Quebradas", foi gravado em 1976, mas lançado oficialmente dois anos depois, em 1978.
O novo nome e a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio.
Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou com êxito a lambada na Europa e outros continentes. Adaptada ao ritmo, a música boliviana "Chorando Se Foi" tornou-se o carro chefe da novidade pelo mundo.
                                                      Loalwa Braz nos dias atuais
Como acontece com certa freqüência em outras situações, a valorização do produto só se deu após reconhecimento no exterior. Seguiu-se um período intenso de composições e gravações de lambadas tanto no mercado interno quanto externo. Os franceses, por exemplo, compraram de uma só vez os direitos autorais de centenas de músicas. Dezenas de grupos e diversos cantores pegaram carona no sucesso do ritmo, como Beto Barbosa, Márcia Ferreira, Manezinho do Sax, outros ainda incrementando suas carreiras, como foi o caso de Sidney Magal, Sandy e Júnior,Fafá de Belém, Angélica, Xuxa e o grupo Trem da Alegria.
Depois dessa fase de superexposição, como acontece com quase todo fenômeno midiático, deu-se um natural desgaste com a conseqüente queda nas vendas até cessar a produção. Atualmente, a cantora Jennifer Lopez readaptou o sucesso "Chorando se foi", do grupo Kaoma, para um single em ritmo eletrônico chamado "On The Floor".


Discografia Kaoma
Singles
1989: "Lambada (Chorando Se Foi)"
1989: "Dançando Lambada"
1990: "Mélodie d'Amour" ou "Lambamor"
1990: "Donna con Te"
1990: "Jambé Finète (Grillé) [Remix]"
1991: "Dança Tago-Mago"
1991: "Mamãe Afrika"
1998: "A la Média Noche [Remix]"
1999: "Banto"

Kaoma no Xou da Xuxa
Integrantes do Kaoma
Loalwa Braz (vocalista, brasileira)"1989-1999"
Jean Claude (tecladista)"1989"
Michel (bateria e percussão)"1989-1998"
Fania (flautista)"1989-1993"
Monica Monteiro(Backing Vocal,brasileira)"1989-1992"
Fernando G. Rocco (Mambo Dancer e Marimba)"1989"

Kaoma se apresentando na TV Peruana

Em 2011 na TV Italiana

Juninho Raposo

Nenhum comentário:

Postar um comentário